energia-solar-supermercado

Energia solar para supermercados em Goiânia: será que vale a pena?

O setor de supermercados foi o segmento que mais investiu em energia solar em 2020, segundo matéria publicada pelo site paranashop.com.br, baseado no Estudo Estratégico de Geração Distribuída –  Geração Distribuída: Mercado Fotovoltaico”, da Greener. 

A pesquisa contou com uma amostragem de empresas de todo o país, de todos os portes e idades, obtendo assim uma amostra heterogênea do mercado de integração fotovoltaica.

Para isso, foi feito um levantamento entre 1579 empresas no período de 25 de novembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021.

Vale lembrar também que, de acordo com dados da Associação Brasileira  de Supermercados, a conta de energia é o segundo maior gasto de um supermercado, ficando atrás apenas da folha de pagamento.

No entanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas se realmente vale a pena investir em energia solar em supermercados em Goiânia.

Para esclarecer todas elas, reunimos aqui os principais questionamentos, e assim, é possível ter uma ideia melhor se é ou não um bom investimento.

Simulador de energia solar

Vantagens da energia solar para supermercados em Goiânia

Se você ainda não está convencido se deve ou não instalar energia solar em seu supermercado, listamos aqui as principais vantagens:

Redução na conta de energia elétrica

Os supermercados consomem uma energia absurda, por conta da iluminação, freezers, geladeiras, câmaras frigoríficas e até mesmo os computadores dos caixas.

E com a instalação de energia solar, você pode ter uma redução de até 95%.

Além disso, quando a produção de energia for maior que o consumo do seu supermercado, poderá utilizar esse excedente para abater nas próximas contas, usar em outra filial ou até mesmo em suas residências.

Melhora a imagem do seu supermercado

Hoje, as pessoas estão muito mais preocupadas com sustentabilidade e em preservar o planeta.

A partir do momento que seus clientes souberem que o seu supermercado usa energia solar, a tendência é melhorar a sua imagem, e com isso retornarem e até indicarem o seu estabelecimento para outras pessoas.

Fácil manutenção

Há quem pense que o sistema fotovoltaico requer uma manutenção complexa e cara, no entanto, é muito simples.

Basta fazer uma limpeza com um pano úmido periodicamente, a fim de não acumular sujeira, o que pode impactar a eficiência do seu equipamento.

Agora,  em épocas do ano mais chuvosas, a própria chuva se encarrega de fazer essa higienização.

Diversas linhas de financiamento

Outra vantagem da energia solar para supermercados em Goiânia é a disponibilidade de várias linhas de crédito.

Assim, você pode financiar o seu sistema fotovoltaico e as suas faturas de energia seriam substituídas pelas parcelas de financiamento.

Em Goiânia, você encontra várias instituições financeiras que oferecem financiamento para supermercados que querem investir em energia elétrica.

Retorno do investimento

Essa é uma outra dúvida frequente: qual o prazo do retorno do meu investimento?

Então, em cerca de 5 anos, já terá esse retorno. E se você pensar que um sistema de alta qualidade dura pelo menos 25 anos, é só fazer os cálculos.

Ou seja, você economiza na conta de luz ao longo de 20 anos.

Tecnologia de ponta

A maioria dos supermercados conta com uma estrutura perfeita para a instalação de placas solares,  e dependendo do tamanho, otimiza a captação de luz solar.

Graças às novas tecnologias, é possível instalar estrategicamente as placas fotovoltaicas, e é só esperar o final do mês para ver o resultado.

Promove a sustentabilidade

Por fim, o uso de energia solar em supermercados de Goiânia, por se tratar de uma energia renovável, não emite gases no planeta.

Dessa forma, você estará promovendo a sustentabilidade, e mostra que está preocupado com a população e o meio ambiente.

Tenha em mente que o mundo evoluiu e as empresas que não se adequarem às mudanças para reduzir os impactos negativos no meio ambiente e para a sociedade perdem em competitividade.

Veja exemplos no vídeo abaixo:

By: Band Jornalismo: Cresce uso da energia solar no comércio

Qual o melhor sistema de energia solar para supermercados em Goiânia?

Agora que você já viu todas as vantagens de investir em energia solar no seu supermercado, qual é o melhor sistema?

O melhor sistema é a instalação de placas fotovoltaicas no telhado do supermercado, aumentando assim a capacidade de captação de luz solar e geração de energia.

Na verdade, uma equipe técnica vai avaliar a viabilidade da instalação e propor o sistema que mais atenda às necessidades do supermercado.

Ou seja, o projeto é personalizado de acordo com a área disponível do estabelecimento, e ao mesmo tempo, para proporcionar os resultados mais eficazes. 

Incentivos fiscais para energia solar em supermercados de Goiânia

Muitos donos de supermercados não sabem, mas o governo de Goiás lançou em 2017 o Programa Goiás Solar, com um pacote de políticas públicas e medidas para incentivar o uso de energia solar.

Entre os incentivos fiscais, o governo oferece isenção de ICMS na energia gerada pelo sistema fotovoltaico é injetada na rede de distribuição das concessionárias.

Bancos que financiam energia solar para supermercados de Goiânia

Hoje em dia, várias instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito direcionadas para a instalação de energia solar para supermercados de Goiânia.

Ou seja, é possível financiar a compra e instalação dos painéis solares em seu estabelecimento.

Dessa forma, é possível pagar as parcelas do financiamento com o valor que iria pagar a sua conta de energia.

No caso dos bancos que oferecem esse tipo de financiamento, podemos citar:

  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Sicredi;
  • Losango.

Geralmente, a empresa instaladora tem as informações sobre as instituições financeiras que oferecem financiamento para a instalação de energia solar para supermercados em Goiânia.

É importante avaliar bem as condições e escolher o financiamento que atenda às suas necessidades.

Quanto custa instalar energia solar em supermercados de Goiânia?

Comparando a alguns anos atrás, o custo de instalação de energia solar era relativamente elevado, no entanto, com a evolução das tecnologias, os preços hoje estão muito mais acessíveis.

Quanto ao custo propriamente dito, é necessário considerar uma série de fatores:

  • A área que vai receber as placas solares;
  • Se o local da instalação for distante da empresa instaladora, o custo será maior;
  • Estrutura do telhado, pois algumas exigem o uso de equipamentos específicos;
  • Local da instalação, uma vez que lugares mais altos podem ter um custo mais alto;
  • Superfícies mais planas geram um custo menor;
  • Quanto mais próximo for o quadro de luz, o custo da instalação é mais barato.

Mas apenas depois de uma visita de técnicos ao local é que é possível determinar o custo da instalação de energia solar em seu supermercado.

Qual tempo para montar energia solar em supermercados de Goiânia?

O processo para montar energia solar em supermercados de Goiânia deve seguir alguns passos:

1.É necessário solicitar o acesso do sistema fotovoltaico para a concessionária de energia;

2.A distribuidora vai conferir os documentos e o projeto técnico;

3.Estando tudo de acordo, é possível começar a instalação;

4.Após a instalação, é necessário uma vistoria técnica;

5.A concessionária então tem até 7 dias para aprovar o acesso.

De fato, o que menos demora é a instalação em si, que dependendo da área pode levar de 2 a 3 dias.

O ponto aqui é a parte burocrática, no entanto, existe a obrigatoriedade que a instalação de energia solar ocorra em até 120 dias.

Quanto tempo duram os equipamentos de energia solar?

As placas de energia solar têm garantia de 25 anos, cuja durabilidade é muito superior a isso, e embora o custo seja elevado, em torno de 5 anos, há o retorno do investimento.

E passado esse tempo, você vai ficar um longo período sem se preocupar com o valor da conta de luz, podendo investir esse dinheiro em outra coisa.

Veja no vídeo abaixo o tempo de retorno do investimento:

By: Expo Supermercados: Retorno do investimento para o sistema de energia solar no supermercado

Por que investir em energia solar fotovoltaica em supermercados?

De fato, o principal motivo para investir em energia solar fotovoltaica em supermercados é a redução gigantesca na conta de energia elétrica, afinal, os custos costumam ser extremamente altos.

Iluminação dia e noite, equipamentos frigoríficos, freezers, sistemas de segurança e outras tecnologias consomem muita energia.

Portanto, a produção de energia obtida através das placas solares cobre uma boa parte desse consumo, e sem falar que, quando a produção exceder o consumo, isso pode ser utilizado para abater contas futuras.

Além disso, a maioria dos sistemas permite armazenar o excedente em baterias, e dessa forma, usar essa energia depois. 

Supermercados que usam energia solar

Os supermercados, não apenas em Goiânia, mas em todo o Brasil, têm encontrado na energia solar a solução para a redução na sua conta de energia, que é extremamente alta.

Apenas para você ter uma ideia, alguns donos de supermercados relataram que depois que instalaram o sistema fotovoltaico, houve uma redução de 95% na fatura da energia elétrica.

Recentemente, foi feita uma pesquisa e mostrou que estabelecimentos que adotaram o sistema de energia solar, conseguiram diminuir os preços dos produtos, o que vem atraindo cada vez mais clientes.

O mais interessante é que houve um aumento considerável de energia solar por parte dos supermercados, onde a maioria deles está bastante surpresa com as contas de energia elétrica.

Alguns exemplos de supermercados que usam energia solar: Condor Super Center (Curitiba), Peka Supermercado (Santa Catarina), Assaí (Goiânia), entre outros.

By: Assaí Oficial: Usina Solar – Assaí – Loja Cristo Rei

A tendência é que, daqui a alguns anos, a maioria dos supermercados terá adotado a energia solar em seus estabelecimentos, e os motivos já estão mais do que comprovados.

Diante de todas essas informações, vale a pena ou não investir em energia solar em Goiânia nos supermercados?

Se essa era a sua dúvida, é bem provável que já esteja pensando em solicitar um projeto para instalar placas solares no seu estabelecimento, porque além de contas mais baratas, estará fazendo um enorme benefício ao planeta!

Gostou? Compartilhe!

Endereço
Av. C-4 Nº36 QD 489 LT 5/6/8 - Jardim America, Goiânia - GO, 74265-040

Horário                         

Segunda - Sexta 08:00 - 18:00