energia-solar-rural-goias

Energia Solar Rural em Goiás: Retorno Garantido e Crédito Fácil

Quando se trata de energia solar rural em Goiás, é importante ter em mente que é crucial encontrar fontes energéticas econômicas e que respeitem o meio ambiente.

Segundo pesquisas internacionais, pequenas quantidades de energia podem fazer uma grande diferença e permitir melhorar as condições de vida rurais, aumentar a produtividade agrícola e criar novas atividades geradoras de renda. 

Sendo assim, os sistemas solares fotovoltaicos são a solução tecnicamente viável para fornecer energia às áreas rurais em Goiás.

Se você olhar para alguns anos atrás, era praticamente impossível instalar energia solar rural, no entanto, hoje, o governo oferece uma série de incentivos fiscais e linhas de financiamento exclusivas para os produtores rurais.

Mas as vantagens não param por aí!

Você possui uma área rural e está pensando se vale a pena investir em energia solar?

Esse vídeo em Mato Grosso pode dar uma visão sobre o assunto:

By Vida Rural MT – Valdir Pacheco
Simulador de energia solar

Então, vamos mostrar aqui as principais informações para lhe ajudar a tomar a decisão, e sem dúvida alguma, ao saber todos os detalhes sobre energia solar rural, não restará mais nenhuma dúvida!

Vantagens da energia solar no meio rural em Goiás

Em Goiás, o setor agropecuário é extremamente desenvolvido na região, com granjas, criação de gado, produção de leite, enfim, constitui uma base forte da economia.

Um sistema conectado à rede poderá atender toda a demanda de uma casa ou propriedade rural, independentemente do tipo de consumo: bombeamento, ordenha, motores, iluminação ou aparelhos eletrodomésticos.

E quais as vantagens da energia solar no meio rural em Goiás?

Redução das contas de energia

Os gastos com energia elétrica no campo são muito elevados, e com a oscilação constante das tarifas, podem comprometer muito até mesmo o faturamento do agronegócio.

Sendo assim, investir em energia solar rural permite fazer uma economia de até 95% no valor da fatura, e após a quitação do financiamento, o valor que era anteriormente destinado ao custo com a fatura de energia, é convertido em mais lucro para a propriedade.

Aumento da produção

Um melhor acesso à eletricidade permitiria aumentar os rendimentos pela mecanização da produção e irrigação, libertando os agricultores da dependência das chuvas, podendo produzir o ano todo.

Por exemplo, é possível fazer o bombeamento de água para irrigar as plantações.

Ajudar na conservação das colheitas

Além da alta da produção, a energia solar pode ajudar na conservação das colheitas e evitar assim as perdas.

Por consequência, seria uma forma de redução da inflação dos preços dos produtos alimentares e o aumento de renda para os pequenos agricultores.

Produção da própria energia

O sistema fotovoltaico on-grid (sistema conectado à rede) permite ao consumidor produzir sua própria energia e gerar créditos na concessionária local.

Dessa forma, quando há excedente de energia produzida dentro da propriedade rural, este poderá ser injetado na rede de distribuição, onde o consumidor recebe créditos para abater em contas futuras ou em outras unidades consumidoras.

Nesse último caso, é necessário que o outro imóvel seja da mesma titularidade e dentro da área de concessão da distribuidora de energia.

Não polui o ambiente

A energia solar é renovável por excelência, sem gerar poluição no momento que é utilizada.

Dados mostram que um sistema solar fotovoltaico instalado em uma casa no meio rural poderia eliminar 18 toneladas de emissão de gases de efeito estufa a cada ano, reduzindo assim o aquecimento global.

Promover a educação

Dependendo do porte da área rural, os funcionários são muitos, e por consequência, suas famílias.

Dessa forma, a implantação da energia solar rural poderia promover a educação de crianças e adultos, com salas iluminadas e com total infraestrutura.

Retorno do investimento

O retorno do investimento é garantido, e em apenas 5 anos, já terá o retorno.

Geralmente, um sistema de energia solar dura 25 anos, ou até mais, logo, você fará uma economia em sua propriedade ao longo de 20 anos, pelo menos.

Financiamento energia solar rural em Goiás

A tecnologia que permite a exploração da energia solar e sua conversão em eletricidade requer um investimento, mas que pode se tornar muito rentável a longo prazo.

Hoje, vários bancos disponibilizam linhas de financiamento específicas para produtores rurais em Goiás, independentemente do tamanho da área.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com a linha Pronaf ECO está disponível para agricultores e pequenos produtores, para que possam investir em sistema solar fotovoltaico.

Incentivos para energia solar produtor rural em Goiás

Além de diversas linhas de financiamento para produtores rurais, o projeto Goiás Solar oferece uma série de incentivos para a aquisição de sistemas de energia solar.

Alguns desses incentivos incluem:

  • Isenção de ICMS para quem produz sua própria energia;
  • Isenção de ICMS para insumos de fabricação de painéis fotovoltaicos;
  • Crédito Produtivo para energia solar de até R$ 400 mil.

O que anteriormente era algo inviável, hoje, implementar um sistema solar fotovoltaico em uma propriedade rural em Goiás já é uma realidade.

Qual sistema de energia solar rural em Goiás é o mais recomendado?

No momento do projeto para energia solar rural, vários fatores são levados em consideração:

  • Consumo de energia;
  • Atividades exercidas na propriedade rural;
  • Infraestrutura;
  • Localização;
  • Espaço disponível;
  • Tecnologia empregada;
  • Equipamentos;
  • Porte da unidade consumidora e da central geradora.

Portanto, cada projeto é individualizado, de forma a atender às necessidades de cada produtor rural.

Usina de energia solar rural em Goiás

Muitos produtores rurais não sabem, mas podem montar na sua propriedade uma usina de energia solar para produzir energia solar de forma remota para outras localidades.

Nesse caso, o excedente da produção de energia pode ser abatido em contas em outras residências da família, estabelecimentos comerciais, desde que com o mesmo CNPJ ou CPF, e na mesma região.

Energia solar rural preço em Goiás

Um dos fatores que mais impacta no preço da energia rural em Goiás é o local da instalação dos painéis solares, que pode ser feita no telhado ou solo.

Embora o custo no telhado seja menor, é necessária uma capacidade maior em razão do peso dos painéis.

Por outro lado, a instalação no solo requer um custo a mais, por conta da estrutura da sustentação das placas e a necessidade de solicitar uma Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental.

Outro ponto que interfere no custo é a quantidade e o tamanho dos painéis. Por isso, é necessário que uma empresa certificada envie um técnico ao local para avaliar todos esses pontos.

Energia solar rural Banco do Brasil

O Banco do Brasil conta com um programa, chamado Programa Agro Energia, que oferece crédito para incentivar a produção de energia limpa e renovável nas atividades do agronegócio.

Para quem é produtor rural, é uma ótima notícia, uma vez que a energia solar possibilita a redução do custo da produção, além de promover a autossuficiência e sustentabilidade.

E quais as vantagens do Programa Agro Energia?

  • Financiamento de sistemas fotovoltaicos, incluindo a instalação;
  • Taxas diferenciadas para a atividade rural;
  • Forma de pagamento alinhada ao fluxo da atividade rural;
  • Prazos de acordo com os projetos.

Energia solar rural com baterias

A eletricidade produzida pelos painéis solares instalados em propriedades rurais não necessariamente é consumida imediatamente, podendo ser injetada na rede de distribuição, convertida em créditos ou até armazenada.

Portanto, armazenar a energia proveniente dos painéis fotovoltaicos para um consumo posterior, é o papel das baterias.

Em dias de chuva ou em regiões com muitas quedas de energia, o sistema solar rural com baterias é uma ótima solução.

Nesse caso, falamos de autoconsumo, pois a energia produzida pelas placas solares instaladas seja na casa ou em outros locais da área rural, é destinada para o consumo da própria propriedade.

Uma dúvida muito frequente é quanto à duração de uma bateria de armazenamento solar, que é calculada de acordo com o número de ciclos, ou seja, o número de vezes que vão ser carregadas.

Assim, a duração varia segundo o tipo de bateria e principalmente, seu uso.

Energia solar rural Goiânia

Goiás está entre os dez estados brasileiros com maior produção de energia solar, e a tendência é que a procura por instalações fotovoltaicas só aumente.

Em se tratando de energia solar rural, principalmente no último ano, a procura por projetos de sistema solar rural cresceu de uma maneira absurda, é o que afirma um dos sócios da Sunray Energia.

Segundo ele, os motivos são os mais diversos, desde a redução nas tarifas de energia, como o crédito fácil e o retorno do investimento. A procura por energia solar em Goiânia é crescente e os benefícios só contribuem para este crescimento.

Empresa para instalação energia solar rural em Goiás

O primeiro passo para um produtor rural que queira implantar um sistema de energia solar em sua propriedade é buscar a orientação de um técnico.

É necessário elaborar um projeto, o qual deve ser encaminhado para a concessionária de energia para aprovação.

Como são vários aspectos técnicos e burocráticos, o ideal é escolher uma empresa certificada para instalação energia solar rural em Goiás, especialmente no que diz respeito ao tipo de sistema de energia solar rural escolhido.

Simulador de energia solar
Gostou? Compartilhe!

Endereço
Av. C-4 Nº36 QD 489 LT 5/6/8 - Jardim America, Goiânia - GO, 74265-040

Horário                         

Segunda - Sexta 08:00 - 18:00