energia-solar-industrial-goiania

Energia Solar Industrial em Goiânia: Investimento Inteligente

O Brasil ultrapassou a marca histórica de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, seja em usinas de grande, médio e pequeno porte instaladas em telhados de residências, indústrias e terrenos.

E hoje, aparece na 14ª posição e é o único da América Latina no ranking elaborado pela Agência Internacional para Energias Renováveis (Irena).

Não é à toa que mais e mais indústrias em Goiânia estão implementando sistemas solares fotovoltaicos, pois já perceberam que a energia solar representa a solução do futuro.

Seja a sua indústria de pequeno, médio ou grande, ela só tem a ganhar com a instalação de painéis solares, não apenas na redução das tarifas de energia, assim como na promoção de um planeta mais saudável.

Ainda está em dúvida?

Reunimos aqui as principais informações sobre energia solar industrial em Goiânia, e ao analisar tudo, você vai poder tirar suas próprias conclusões se vale ou não investir em energia solar na sua indústria.  

Simulador de energia solar

Vantagens de energia solar Industrial em Goiânia

Se você pensar que a energia solar é a energia do futuro, veja as vantagens de energia solar industrial em Goiânia:

Redução nas contas de energia

Ao investir em instalações fotovoltaicas, sua indústria vai fazer uma grande economia nas faturas de energia, podendo chegar até 95%.

Mesmo uma indústria de pequeno porte, os custos com energia são extremamente elevados, e sem levar em conta as constantes alterações nas bandeiras tarifárias.

Além disso, os painéis solares duram pelo menos 20 dias, que é o que chamamos de investimento inteligente.

A energia solar é inesgotável e abundante

Ao contrário das energias fósseis, como o carvão e o petróleo, a energia solar é inesgotável.

Além disso, o sol fornece uma energia abundante, e ao explorar apenas 0,01% dessa energia, nós poderemos cobrir o conjunto das necessidades energéticas do planeta.

Não produz gases de efeito estufa

Uma outra vantagem da energia solar industrial é que não produz CO2, logo, extremamente interessante para a preservação do planeta.

E ao consumir energia solar, nosso planeta não sentirá o problema do efeito estufa, causa principal do aquecimento climático.

Imagem positiva da sua indústria

Não importa se é solar ou eólica, o que importa é ajudar o meio ambiente, melhorar a imagem da empresa e ainda ter retorno do investimento. Veja este exemplo da Heineken:

By Programa Reclame: Energia Verde: Heineken insere energia 100% renovável em sua produção

Implantar um projeto fotovoltaico na sua indústria possibilita mostrar seu engajamento em favor da transição energética. Isso vai dar uma imagem positiva da sua indústria, seja para seus clientes ou colaboradores.

É também um projeto que permite que você se destaque dos seus concorrentes, aumentando a chance de formar novas parcerias.

Vale lembrar que ao implantar o sistema de energia solar industrial, é possível obter o Selo Verde, que é um certificado concedido a empresas que consomem o valor mínimo anual de energia solar.

Tirar proveito de uma autonomia energética otimizada

A demanda de energia em uma indústria é praticamente o dia inteiro, no entanto, em determinados horários, os preços são mais altos.

Com a energia solar industrial, é possível atender às altas demandas da indústria.

Minimizar as perdas energéticas

Contrariamente à eletricidade fornecida pela concessionária, a energia solar oferece a vantagem de apresentar uma perda mínima no momento do trajeto que separa o ponto de produção e aquele de alimentação.

A redução das distâncias entre o quadro de instalação solar permite limitar os desperdícios e otimizar a produção elétrica.

Como funciona a energia solar Industrial em Goiânia?

A energia solar industrial em Goiânia funciona da mesma maneira que qualquer outro sistema fotovoltaico.

Ou seja, a eletricidade é gerada através do efeito fotovoltaico, decorrente da incidência do sol nas placas solares, as quais são compostas por materiais semicondutores, para então produzir energia elétrica.

Em seguida, é necessário passar por um inversor a fim de transformar a corrente contínua em alternada, e assim, abastecer toda a sua indústria, como acionar turbinas e equipamentos, produzir ferro e aço, etc.

O que é autoconsumo de energia solar Industrial em Goiânia

O autoconsumo de energia solar industrial em Goiânia consiste em utilizar o excedente da energia produzida em outra localidade, através de abatimentos nas contas, desde que com a mesma titularidade.

Além disso, é necessário que os locais sejam atendidos pela mesma concessionária de energia.

Ou seja, se você tem um sistema de geração de energia fotovoltaica em sua indústria, poderá gerar créditos de energia para outras propriedades sob a mesma titularidade.

Energia solar Industrial em Goiânia em época de chuva

Como os painéis solares precisam da incidência solar direta, em época de chuva, a produção é menor, porém, continuam a captar luminosidade e gerar energia.

Para lidar com essa queda, a empresa que elabora o projeto de energia solar faz o redimensionamento, para que a produção em época de pouca chuva tenha uma produção acima da necessidade diária.

Por consequência, isso vai gerar créditos junto à concessionária para usar nos períodos de chuva.

Vale ressaltar que a chuva ajuda a fazer a limpeza do sistema, retirando sujeiras, folhas e poeira.

Lucros com energia solar Industrial em Goiânia

Ao considerar a economia feita na conta de energia, que pode ser de até 95%, é possível pegar o lucro e investir em outros setores, o que se traduz no crescimento do seu negócio.

Você também pode aumentar a  competitividade do seu negócio e seu lucro com a economia promovida pela energia solar.

Retorno de investimento em energia solar Industrial em Goiânia

Muitos empreendedores ainda hesitam em instalar um sistema de energia solar em Goiânia por conta do investimento.

No entanto, apesar do investimento para a instalação do sistema fotovoltaico ser relativamente alto, o Retorno de Investimento é bastante atrativo.

Se você pensar que os equipamentos duram 25 anos, ou até mais, e que em 5 anos, você terá o retorno, é só pensar na economia que sua indústria fará ao longo de 20 anos.

Vale citar aqui que bancos públicos e privados disponibilizam linhas de financiamento para indústrias que queiram investir em energia solar.

Inclusive, é possível pagar a parcela do financiamento com a própria economia obtida na conta de luz.

Preço de energia solar Industrial em Goiânia

Para calcular o preço de energia solar em Goiânia, alguns fatores são levados em conta:

  • Tamanho do projeto;
  • Quanto menor a distância da empresa instaladora, mais barato será instalar o sistema de energia solar em Goiânia;
  • Alguns tipos de telhados exigem ferramentas e equipamentos especiais;
  • Em superfícies mais planas, o custo é menor.

Esses são apenas alguns critérios, mas apenas um técnico é capaz de elaborar um orçamento mais preciso.

Por exemplo, vai avaliar qual seu consumo atual de energia, como é a incidência solar e principalmente, os objetivos que você quer atingir.

Com base nisso, ele vai elaborar um projeto com todas as especificações, quantidade de placas necessárias, etc.

Garantia de energia solar Industrial em Goiânia

Geralmente, os fabricantes fornecem uma garantia para o sistema solar industrial de 25 anos, porém, ele pode durar muito mais do que esse tempo.

No entanto, é essencial que os equipamentos sejam de alta qualidade, e que a empresa instaladora trabalhe com uma equipe treinada e especialista em energia fotovoltaica.

Vale a pena investir em energia solar Industrial em Goiânia?

Uma pesquisa recente revelou que 90% das empresas têm responsabilidade social em suas estratégias de negócio, sendo a energia solar em Goiânia uma delas.

Entretanto, pare um pouco e reflita! Já imaginou sua indústria sem energia?

Veja este interessante vídeo sobre o assunto:

By Elementar: Por que as FAZENDAS SOLARES estão substituindo Plantações Tradicionais?

É importante lembrar que se trata de um investimento que se paga em médio prazo, isto é, com a economia obtida com a energia solar, o sistema pode ser pago em 4 a 6 anos.

Como a sua duração é de 25 anos, ou até mais, isso é sinônimo de investimento inteligente!

Será que não vale a pena economizar na conta de energia, compartilhar os créditos e ainda ajudar a reduzir o efeito estufa?

Simulador de energia solar
Gostou? Compartilhe!

Endereço
Av. C-4 Nº36 QD 489 LT 5/6/8 - Jardim America, Goiânia - GO, 74265-040

Horário                         

Segunda - Sexta 08:00 - 18:00