energia-solar-postos-gasolina-goias

Energia Solar para Postos de Gasolina em Goiás

Há alguns anos atrás, era praticamente impossível pensar em energia solar para postos de gasolina em Goiás, mas hoje já é uma realidade.

O principal motivo pelo qual os donos de postos de combustíveis têm recorrido à instalação de painéis solares em seus estabelecimentos é devido aos altos custos com a conta de energia elétrica.

Afinal, bombas, iluminação, motores, ar condicionado, são apenas alguns exemplos que demandam o uso de energia. E sem falar que alguns postos funcionam 24 horas.

Se você é proprietário de um posto de gasolina, e a energia solar é algo novo, reunimos aqui as principais informações sobre energia fotovoltaica é porque vale a pena investir!

Simulador de energia solar

Vantagens de energia solar para postos de gasolina em Goiás

Em primeiro lugar, a energia solar já é considerada a energia do futuro, especialmente por se tratar de uma energia limpa e renovável.

No caso específico de postos de gasolina, as bombas de combustível e compressores de gás natural demandam muita energia, e se houver uma loja de conveniência, o consumo é ainda maior.

E como os postos de gasolina em Goiás podem se beneficiar da energia solar?

Benefício 1 de energia solar: redução na conta

Com a crise hídrica que o Brasil está enfrentando, a tendência é a energia ficar mais cara, além do risco de faltar.

Com a instalação de painéis fotovoltaicos, é possível reduzir a conta de energia em até 95%.

Por consequência, a economia feita pode ser revertida em outros investimentos, o que se traduz em crescimento para seu negócio.

Benefício 2 de energia solar para postos de gasolina em Goiás: fácil instalação

Como os postos de gasolina em Goiás estão localizados em áreas abertas, com grandes áreas de telhado e como o Estado é um dos que mais recebe radiação solar, a instalação de energia solar é fácil.

Ou seja, isso facilita a criação e execução do projeto, que visa atender às necessidades de cada estabelecimento.

Além disso, a manutenção das placas é muito simples. Basta um pano com água, ou uma mangueira com jato direcionado para os painéis solares.

Benefício 3 de energia solar: retorno de investimento

Dependendo do fabricante, os painéis fotovoltaicos podem durar entre 25 e 30 anos, cujo ROI é bastante elevado, cerca de 24% ao ano.

Em nenhum outro investimento, você encontrará esse retorno, que geralmente ocorre de 3 a 8 anos.

Benefício 4 de energia solar para postos de gasolina em Goiás: autoconsumo

Todo excedente da energia gerada é injetada na rede de distribuição e convertida por créditos, e assim, obter descontos em faturas futuras.

Caso o dono do posto tenha outro estabelecimento com o mesmo CNPJ e abastecido pela mesma concessionária de energia, poderá usar esses créditos para abater nas contas.

Benefício 5 de energia solar para postos de gasolina em Goiás: selo de sustentabilidade

A energia solar em postos de gasolina em Goiás não apenas contribui na economia da conta, mas ganha também em sustentabilidade.

Isso se reflete em maior competitividade, pois mostra aos clientes a preocupação com o planeta, o que fortalece a imagem da marca.

Benefício 6: investir em melhorias no posto de gasolina

Como você vai praticamente zerar sua conta de energia, poderá assim investir em melhorias no posto de gasolina.

Por exemplo, comprar novos equipamentos, construir ou reformar a loja de conveniência, enfim, medidas para atrair mais clientes e aumentar a rentabilidade do negócio.

Benefício 7 de energia solar: preparação para o futuro dos carros elétricos

Algumas indústrias automobilísticas já estão produzindo carros elétricos, e a tendência é que também faça parte da realidade brasileira.

Postos de gasolina que estejam preparados para oferecer a recarga para veículos elétricos, com certeza, vão poder se diferenciar de seus concorrentes.

É justamente em razão de todos os benefícios, que cresceu a procura por instalação de painéis solares em postos de gasolina em Goiás.

Como é a instalação de energia solar para postos de gasolina em Goiás?

A própria estrutura dos postos de gasolina já favorece a instalação de energia solar, que normalmente contam com grandes telhados, no entanto, é necessária uma análise estrutural da cobertura, a fim de dimensionar o projeto.

O grande diferencial do sistema fotovoltaico é que toda a estrutura do posto é valorizada e aproveitada, e o ideal é entrar em contato com uma empresa instaladora a fim de elaborar o projeto ou mesmo estudar sua viabilidade.

Geralmente, os projetos combinam funcionalidade com estética, de forma que os painéis solares sejam distribuídos harmonicamente, valorizando ainda mais o layout do posto de gasolina.

Linhas de financiamento de energia solar para postos de gasolina em Goiás?

O governo federal e estadual, com o objetivo de incentivar a instalação de energia solar para postos de gasolina em Goiás, abriram várias linhas de crédito.

Bancos públicos e privados disponibilizam diversas linhas de financiamento, com taxas menores de juros e facilidade de pagamento.

Inclusive há a possibilidade de financiar até 100% do projeto, onde você pagaria as parcelas com a economia que fará na conta de energia.

Entre alguns bancos que oferecem linhas de financiamento de energia solar para postos de gasolina em Goiás, podemos citar:

  • BNDES;
  • Banco do Brasil;
  • Santander.

Incentivos fiscais de energia solar para postos de gasolina em Goiás?

Para estimular a energia solar para postos de gasolina em Goiás, o governo oferece alguns incentivos fiscais, entre eles, a isenção de imposto de importação sobre alguns sistemas fotovoltaicos produzidos no Brasil.

Além disso, há também a isenção do ICMS, PIS e COFINS.

O que é autoconsumo de energia solar para postos de gasolina em Goiás?

Quando a produção de energia for superior ao consumo, esse excedente é injetado na rede distribuidora, que converte em créditos para a unidade consumidora.

Tais créditos podem ser usados para abater nas próximas contas de luz ou direcionados para outras propriedades, desde que com a mesma titularidade e na mesma área da distribuidora de energia.

Por exemplo, se você possui mais de um posto de gasolina em Goiás ou mesmo outro imóvel, pode usar esses créditos para reduzir sua conta de energia.

Vale a pena investir em energia solar para postos de gasolina em Goiás?

Quando se pensa em investir em energia solar para postos de gasolina não é só visando o curto prazo, mas especialmente o longo prazo, ou seja, é optar pelo desenvolvimento.

Além disso, o consumo de energia elétrica em postos de combustível é extremamente alto, onde a busca por alternativas economicamente viáveis se mostra fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio.

Com os incentivos fiscais e linhas de financiamento mais acessíveis, muitos donos de postos de gasolina em Goiás encontraram na energia solar o melhor investimento a ser feito.

Vale destacar aqui que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o planeta, e uma energia limpa e renovável vai gerar grande valorização do empreendimento, o que se traduz em mais lucro e competitividade.

Portanto, investir em energia solar já se mostra uma tendência em postos de gasolina em Goiás.

Se você tem um posto de gasolina e chegou à conclusão que a saída é investir em energia solar fotovoltaica, procure uma empresa instaladora que conte com profissionais altamente capacitados e que trabalhe apenas com equipamentos de altíssima qualidade.

A Sunray Energia Solar tem os equipamentos de alta qualidade para seu investimento durar por muitos anos.

Simulador de energia solar

Gostou? Compartilhe!

Endereço
Av. C-4 Nº36 QD 489 LT 5/6/8 - Jardim America, Goiânia - GO, 74265-040

Horário                         

Segunda - Sexta 08:00 - 18:00