energia-solar-residencias-goiania

Energia Solar para Residências em Goiânia: Por que Investir?

A procura por energia solar para residências em Goiânia tem crescido de uma maneira exponencial, especialmente devido aos constantes reajustes nas bandeiras tarifárias. 

Além de uma energia renovável, a facilidade para a compra de painéis solares e a oferta de várias linhas de financiamento, tem atraído cada vez mais consumidores.

E não é à toa que o interesse por projetos fotovoltaicos cresceu cerca de 117%, entre janeiro a maio deste ano, e a tendência é só aumentar.

Se você está pensando na hipótese de colocar um sistema de energia solar em sua residência, mas ainda tem dúvida se realmente vale a pena, vamos tirar todas as suas dúvidas agora!

Simulador de energia solar

Vantagens da energia solar para residências em Goiânia?

Se você está procurando soluções para reduzir sua conta de energia e ao mesmo tempo se preocupa com o meio ambiente, você tem a possibilidade de instalar dispositivos utilizando energias renováveis, como a energia solar.

As vantagens da energia solar para residências em Goiânia são:

Redução das contas de energia

Talvez essa seja a principal vantagem da energia solar para residências em Goiânia, onde é possível reduzir a sua conta de luz em até 95%.

Atualmente, as tarifas de energia elétrica são bem altas, e juntamente com os constantes reajustes, esse custo tem pesado cada vez mais no bolso das famílias.

Sendo assim, a energia solar é a solução!

Valorização do seu imóvel

Uma residência equipada com painéis fotovoltaicos vai valorizar seu imóvel em termos financeiros.

Assim, se você quiser vender sua casa com esse tipo de instalação, poderá aumentar seu valor e até mesmo vender mais rápido!

Independência energética

Ao produzir sua própria energia, você não estará mais sujeito aos aumentos e tributos cobrados na sua conta de luz.

Além disso, é normal economizarmos no uso de eletrodomésticos e ar-condicionado, principalmente com receio do valor da fatura.

Com a independência energética, você poderá usar todos os equipamentos que quiser sem se preocupar com a conta.

Autoconsumo remoto

Autoconsumo remoto significa que você pode gerar a própria energia na sua residência, e o excedente será direcionado para a rede de distribuição local.

Vamos supor que se a energia gerada for maior do que você gastou, isso é convertido em créditos, e caso você tenha outro imóvel na mesma região, pagará menos na conta de luz.

Desempenho garantido

Optar pela energia solar é também uma garantia de desempenho: os painéis solares têm uma garantia de 25 anos, mas podem durar 30 a 40 anos, com um desempenho superior a 80%.

A evolução constante desse sistema só tende a melhorar sua eficácia, de forma a atender mais às demandas, seja na questão econômica quanto ecológica.

Custos de instalação mais acessíveis

Comparando a alguns anos atrás, hoje, os custos de instalação de energia solar estão muito mais baratos, muito em razão dos progressos tecnológicos em constante desenvolvimento.

Com a abertura de linhas de financiamento, ficou muito mais fácil implementar energia solar em residências.

Retorno do investimento

É normal ficar um tanto hesitante em relação ao investimento a ser feito.

Saiba que, no período de 5 anos, você já terá esse retorno, mas a ideia aqui é olhar a longo prazo.

Como um sistema solar dura 25 anos, pense na economia que fará durante 20 anos.

Sustentabilidade do planeta

Com zero emissão de gases no momento da produção e consumo, a energia solar faz parte das energias renováveis.

Assim, ajuda a combater o efeito estufa e seus efeitos sobre o clima. Por isso, é considerada uma das melhores soluções para a sociedade.

Energia solar em casa de condomínio fechado em Goiânia: Como funciona? 

Em primeiro lugar, é necessário ter um conjunto de equipamentos, chamado de Gerador Fotovoltaico, que será responsável por captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica.

Placas solares são instaladas no telhado da casa e gerando então energia elétrica quando há a presença de luz do sol.

Essa energia é direcionada para o inversor solar, o qual é responsável por alterar a corrente elétrica, de contínua para alternada, de forma a torná-la compatível com os equipamentos da sua residência.

Como já falamos, no caso de excedente de energia, essa energia extra irá para a rede de distribuição, e será convertida em créditos, e assim, abater nas próximas contas. 

Qual sistema mais eficaz de energia solar para residências em Goiânia?

O sistema mais eficaz de energia solar em Goiânia é através de placas solares fotovoltaicas, que captam a luz do sol incidente e difusa.

Saiba que uma placa solar fotovoltaica é composta de várias células fotovoltaicas, feita de um material semicondutor.

As placas solares, juntamente com outros equipamentos, constituem o sistema fotovoltaico, que é capaz de abastecer a sua residência.

Quantas placas de energia solar para residências em Goiânia?

A quantidade de placas de energia solar vai depender de fatores como temperatura média do local, consumo médio da casa e a localização da residência.

Por exemplo, para uma residência com até 3 pessoas, serão necessários 7 painéis solares.

Em Goiânia, uma região com muito sol, a média é de seis placas para produzir energia em uma residência.

Quanto custa para colocar energia solar fotovoltaica em uma residência em Goiânia?

Os custos para colocar energia solar fotovoltaica em uma residência em Goiânia variam bastante, e alguns fatores devem ser levados em consideração:

  • Tamanho do projeto;
  • Tipo de telhado ou cobertura, pois em alguns casos será necessário usar estruturas de fixação;
  • A altura do imóvel, devido ao risco;
  • Distância da empresa instaladora.

Para um orçamento mais preciso, é necessário que uma equipe técnica faça uma visita ao local e estude a viabilidade do projeto.

Incentivos fiscais para energia solar para residências em Goiânia?

Seja na geração de energia ou na aquisição de equipamentos, o governo federal incentiva a energia solar para residências em Goiânia através da isenção de impostos e taxas.

Entre esses incentivos, está a isenção de ICMS na energia gerada pelo sistema fotovoltaico, que é injetada na rede de distribuição das concessionárias.

Bancos que financiam energia solar para residências em Goiânia?

Se você está preocupado com o custo da instalação de um sistema fotovoltaico, muitos bancos públicos e privados oferecem linhas de crédito específicas para energia solar.

Como forma de viabilizar a instalação de sistemas de energia fotovoltaico, os seguintes bancos disponibilizam linhas de financiamento específicas para aquisição do sistema:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • BV;
  • Sicredi.

É importante fazer uma simulação apenas para ter uma ideia do valor das parcelas com base no período do financiamento.

Quanto tempo duram os equipamentos de energia solar?

Os equipamentos de energia solar possuem uma garantia de 25 anos, e podem durar muito mais que isso.

No entanto, pesquisas internacionais indicam uma vida útil que ultrapassa os 40 anos, caso não tenha nenhum problema de fabricação.

O que pode acontecer é que, após os 25 anos, possa haver uma diminuição na eficiência, e é por isso que os fabricantes informem esse tempo.

Vale a pena energia solar para condomínios fechados em Goiânia?

Além de residências individuais, os condomínios fechados em Goiânia estão cada vez mais interessados na instalação de sistema solar.

Uma das maiores vantagens é que, através de um sistema central instalado em uma área comum do empreendimento, é possível suprir o consumo não apenas do condomínio, mas de cada residência.

Esse sistema será conectado à rede elétrica por meio de um relógio de luz central do condomínio, e assim, a energia produzida é injetada na rede.

Antes da instalação do sistema, é possível definir o rateio dos créditos entre os condôminos, e dessa forma, o abatimento na conta de luz.

Hoje em dia, muitos condomínios em Goiânia têm optado por cooperativas ou consórcios para a instalação de um sistema solar fotovoltaico, para posteriormente compartilhar os créditos gerados.

Além da redução dos custos com energia do condomínio como um todo, cada unidade vai também poder se beneficiar, e sem falar que é uma energia limpa.

Se você ainda está em dúvida se vale investir em energia solar na sua residência, apenas lembre-se que Goiás é uma das regiões com alto índice de radiação solar, o que viabiliza qualquer projeto de instalação de sistema fotovoltaico.

O cenário atual mostra uma tendência aos aumentos constantes dos preços de energia, muito por conta da crise hídrica que o Brasil está enfrentando.

Logo, optar pela energia solar em sua casa é a melhor solução para reduzir a sua conta de luz e ao mesmo tempo, estará fazendo um favor ao planeta!

Simulador de energia solar
Gostou? Compartilhe!

Endereço
Av. C-4 Nº36 QD 489 LT 5/6/8 - Jardim America, Goiânia - GO, 74265-040

Horário                         

Segunda - Sexta 08:00 - 18:00