energia-solar-clinicas-saude-goiania

Energia Solar para Clínicas de Saúde em Goiânia: vale a pena?

Uma das contas que mais pesa em uma clínica de saúde em Goiânia é a de energia elétrica, onde a instalação de painéis solares pode ser a solução.

Ar condicionado, aparelhos e equipamentos, refrigeradores para armazenar medicamentos, enfim, tudo isso consome muita energia.

Além da redução significativa na fatura de energia, a energia solar fotovoltaica apresenta uma série de outras vantagens: energia limpa, não poluente, mínimo de impacto ao ambiente e retorno garantido do investimento.

Então, se você tem uma clínica de saúde, independentemente do tamanho, vale a pena conhecer um pouco mais os benefícios da energia solar para o seu negócio.

Por isso, reunimos nesse artigo as principais dúvidas e provavelmente a resposta que procura, você vai encontrar aqui!

Simulador de energia solar

Quais as vantagens de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia?

Hospital gera a própria energia com captação solar – TV SOROCABA/SBT

Embora a energia solar não seja algo novo, ainda existem dúvidas se realmente vale a pena instalar um sistema de energia solar em clínicas de saúde.

Por isso, selecionamos aqui as principais vantagens de energia solar para clínicas de saúde:

Vantagem 1 de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia: Redução nas tarifas

Talvez esse seja um dos maiores benefícios da energia solar, que, dependendo da quantidade de painéis solares instalados, é possível economizar até 90% na conta de energia.

E geralmente uma clínica de saúde tem um consumo de energia bastante elevado: máquinas, equipamentos, ar condicionado…

Além disso, o Brasil está passando por uma crise hídrica muito séria, o que explica o aumento das tarifas de energia, e tudo indica que a situação só vai piorar.

Portanto, além de poder economizar nas suas contas de energia, a sua clínica de saúde ficará totalmente abastecida, mesmo nos casos de racionamento.

Vantagem 2 de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia: Segurança energética e planejamento financeiro

Um dos maiores desafios enfrentados por clínicas de saúde em Goiânia é o risco da falta de energia.

Muitas clínicas de saúde lidam com pacientes em situações delicadas, o que requer aparelhos e máquinas visando a manutenção da vida.

Dessa forma, é crucial a gestão energética, onde a energia solar contribui para a segurança energética e otimiza o planejamento financeiro, pois é possível identificar o quanto de energia foi gerada e o valor da economia mensal.

Além disso, no caso de interrupção de energia, as baterias são acionadas automaticamente, o que garante o pleno funcionamento da clínica.

Vantagem 3 de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia: Valorização do imóvel

Estudos mostram que imóveis equipados com sistemas fotovoltaicos são vendidos muito mais rápido comparado àqueles que não têm energia solar.

Além disso, as instalações tornam sua clínica mais atrativa para seus clientes, onde o marketing verde fortalece a imagem da clínica como sendo uma empresa que tem consciência ecológica.

Vantagem 4 de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia: Independência energética

Outro benefício da energia solar para clínicas de saúde em Goiânia é a possibilidade de autoconsumo, o que permite não ficar mais dependente das concessionárias de energia.

Autoconsumo é quando o excedente de energia produzida é convertida em créditos, que podem ser abatidos em contas futuras ou usá-los em outras propriedades, desde que com mesmo CPF ou CNPJ.

Vantagem 5 de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia: Proteção do planeta

Dependendo do porte da clínica de saúde, suas atividades podem causar emissão de toneladas de CO2.

No entanto, ao instalar painéis solares, você poderá deixar de jogar no planeta até 18 toneladas de CO2 por ano, sendo uma contribuição preciosa à revolução energética.

Dessa forma, a sua clínica de saúde não contribuiria para o efeito estufa, o que mostra a sua preocupação com a preservação do planeta.

Vantagem 6 de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia: Retorno de investimento garantido

Embora o investimento seja alto, a médio e longo prazo, a conta estará totalmente paga.

Os especialistas em energia solar afirmam que o retorno de investimento é de até 5 anos, é claro que dependendo do projeto.

Considerando que as placas fotovoltaicas têm a durabilidade de 20, 25 anos, ou até mais, investir em energia solar é um investimento com retorno garantido.

Se você ainda estava em dúvida se valia a pena ou não instalar sistema de energia solar em sua clínica, com todos os benefícios listados acima, provavelmente não resta mais nenhuma.

Como funcionam os painéis fotovoltaicos para clínicas de saúde em Goiânia?

Uma instalação fotovoltaica é composta por um conjunto de células interconectadas. Nessas células, os raios de sol geram uma reação física, produzindo então energia suficiente para alimentar toda a clínica de saúde.

Quando a produção é superior ao consumo, o excedente é direcionado para a rede de distribuição e transformado em créditos para descontar na próxima conta de energia.

Hoje em dia, você encontra painéis solares que podem ser instalados na maioria dos telhados, podendo até serem integrados às fachadas e construções.

Como é a manutenção do sistema de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia?

A manutenção do sistema solar fotovoltaico é bem baixa, e a própria água da chuva se encarrega da limpeza.

O ideal é fazer a limpeza anualmente, e em locais com pouca chuva e muita poeira, recomenda-se de seis em seis meses.

Quanto à limpeza, é muito simples. Basta passar um pano molhado nos painéis solares, ou usar uma mangueira cujo jato de água permita alcançar todas as placas.

Vale lembrar que a sujeira poderá causar perda na produção de energia, logo, sempre siga as instruções da empresa instaladora.

Incentivos fiscais energia solar para clínicas de saúde em Goiânia?

Para estimular a instalação de energia solar em clínicas de saúde em Goiânia, alguns bancos oferecem incentivos fiscais, como taxas diferenciadas para projetos direcionados para hospitais e clínicas.

Em 2015, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica -, através de uma lei federal, concede descontos de, pelo menos, 50% às tarifas de sistemas elétricos de transmissão e distribuição às clínicas de saúde que optarem pela energia solar.

Além disso, existem diversas linhas de financiamento que facilitam o projeto fotovoltaico, sendo que algumas podem financiar até 100%.

Durabilidade de sistema de energia solar para clínicas de saúde em Goiânia?

Em razão de sua instalação ser em céu aberto, os painéis solares são expostos a diversos fatores, como chuva, vento, etc.

Por isso, é particularmente importante optar por painéis de alta qualidade, a fim de resistir às mudanças climáticas, assegurando assim um funcionamento eficaz.

Geralmente, os fabricantes dão a garantia de 20, 25 anos, mas esse tempo pode ser maior.

Quanto custa instalar energia solar para clínicas de saúde em Goiânia?

Vários fatores estão envolvidos no custo da instalação do sistema de energia solar, e é projetado com base no consumo da clínica, particularidades do imóvel e localidade.

O ideal é entrar em contato com uma empresa instaladora, a fim de avaliar:

  • A quantidade de painéis solares;
  • A distância entre a empresa instaladora e o local de instalação, pois quanto maior a distância, mais caro será;
  • O tipo de telhado, uma vez que alguns exigem ferramentas especiais.

Por exemplo, o técnico responsável vai procurar saber qual o consumo atual da clínica, como é a incidência solar e quais suas necessidades.

Ou seja, com base nisso, um projeto personalizado será elaborado para atender aos seus objetivos.

Vale a pena investir em energia solar para clínicas de saúde em Goiânia?

Energia solar: investimento vale a pena?

Diante da crise hídrica e energética que o país está enfrentando, as contas de energia elétrica subiram de uma forma assustadora, e sem falar no risco de racionamento.

E no caso específico de clínicas de saúde, é um setor que depende muito da energia elétrica, logo, é claro que vale a pena investir em energia solar.

Dependendo do segmento, algumas clínicas funcionam 24 horas por dia, e em alguns locais, há o risco de apagão. Mais um motivo para investir em energia elétrica.

Dessa forma, é possível continuar com todas as atividades sem se preocupar com a falta de energia ou até com a conta no final do mês.

Por outro lado, você fará uma economia considerável na conta de energia, fortalecerá a imagem da clínica, além de ser um investimento com retorno garantido e tudo isso sem causar impacto no meio ambiente!

Simulador de energia solar
Gostou? Compartilhe!

Endereço
Av. C-4 Nº36 QD 489 LT 5/6/8 - Jardim America, Goiânia - GO, 74265-040

Horário                         

Segunda - Sexta 08:00 - 18:00