Endereço
Av. C-4 Nº36 QD 489 LT 5/6/8 - Jardim America, Goiânia - GO, 74265-040
Horário
Segunda - Sexta 08:00 - 18:00
Endereço
Av. C-4 Nº36 QD 489 LT 5/6/8 - Jardim America, Goiânia - GO, 74265-040
Horário
Segunda - Sexta 08:00 - 18:00
Com os constantes aumentos nas tarifas de energia e com a crise hídrica que estamos passando, a solução encontrada por muitos administradores da segmento de saúde é investir em energia solar para hospitais.
Além de permitir a redução de até 95% na conta de energia, é a garantia de que todos os pacientes não corram o risco de ficar sem o atendimento médico necessário, e ainda gerar uma energia limpa.
Vale ressaltar também que a cidade de Goiânia tem alguns fatores que favorecem a instalação de painéis solares: a alta incidência solar e construções horizontais.
A demanda por energia solar em Goiânia tem crescido de forma significativa nos últimos anos, não apenas para residências e indústrias, mas principalmente para hospitais e clínicas de saúde.
Para entender melhor os motivos pelos quais os hospitais em Goiânia têm optado pela energia solar, confira, a seguir, os principais benefícios e por que é considerado um investimento super viável!
Simulador de energia solarEm razão dos diversos aparelhos, equipamentos, ar condicionado 24 horas, elevadores, o consumo de energia elétrica em hospitais em Goiânia é realmente muito alto, o que acarreta um enorme impacto financeiro.
Com a instalação de painéis fotovoltaicos, é possível a redução de até 95% na tarifa de energia, onde essa economia pode representar investimentos em outros setores do hospital.
Além dessa economia na conta de energia elétrica, investir em energia solar para hospitais em Goiânia traz os seguintes benefícios:
O uso de energia solar possibilita a redução de emissão gases efeito estufa na atmosfera, principal contribuinte para o aquecimento global.
Ou seja, a energia solar não produz CO2, diferentemente das energias fósseis, como carvão e petróleo.
Tenha em mente que a interrupção de energia pode provocar danos aos equipamentos do hospital, podendo colocar em risco a vida de muitos pacientes.
No entanto, ao instalar a energia solar, isso não vai ocorrer, à medida que a energia gerada é através do sol, e não há qualquer possibilidade de acabar.
A demanda por energia elétrica em hospitais de Goiânia é ininterrupta, porém, em alguns horários do dia, a tarifa é mais elevada.
Com a instalação de painéis solares fotovoltaicos, toda a demanda do hospital será atendida, sem o risco de ficar sem energia para alimentar todos os equipamentos, elevadores, etc.
Outro benefício de usar energia solar é fortalecer a imagem do hospital, inclusive com a possibilidade de obter certificações LEED e ISO 140001.
Além disso, pacientes e até parceiros veem com outros olhos hospitais que investem em energia solar, pois mostra a responsabilidade social e a consciência ecológica.
Mostra que o hospital está engajado em favor da transição energética, o que atrai mais investidores e parcerias.
Os gestores de hospitais em Goiânia enfrentam um dilema constante, que é o receio da falta de energia, o que comprometeria o funcionamento de todo o hospital.
Por outro lado, a energia solar promove a segurança energética, sendo possível avaliar a quantidade de energia gerada e qual a economia feita.
Ou seja, o sistema fotovoltaico oferece plataformas de monitoramento em tempo real.
O autoconsumo é outra grande vantagem da energia solar em hospitais, que consiste em transformar o excedente da energia gerada em créditos.
Isto é, se houver outra unidade do hospital com o mesmo CNPJ e na mesma área da distribuidora, é possível usar esses créditos para abater as contas de energia.
Deixamos o retorno de investimento para o final, pois muitos gestores têm dúvidas se é realmente um investimento viável.
Embora o investimento seja alto, o retorno é altamente compensador.
À medida que o sistema solar tem uma durabilidade de 25 anos ou mais, e que em torno de 5, 7 anos, você terá o retorno, o hospital fará uma economia ao longo de, no mínimo, 20 anos.
A energia solar em hospitais em Goiânia funciona exatamente da mesma maneira que qualquer outro sistema fotovoltaico.
A eletricidade é produzida por meio do efeito fotovoltaico, ou seja, oriunda da radiação solar nos painéis solares, que são feitos de materiais semicondutores, e dessa forma, gerar energia.
Em seguida, passará por um inversor para converter a energia contínua em alternada, e assim, abastecer todo o hospital.
O governo, para incentivar a instalação de painéis fotovoltaicos em hospitais em Goiânia, tem oferecido diversos incentivos fiscais, como tarifas especiais para projetos de sistema solar em hospitais, como isenção de impostos.
Lembrando que hospitais contam com uma maior facilidade de aquisição do sistema fotovoltaico, visto que existem diversas linhas de crédito voltadas para hospitais oferecidas por bancos públicos e privados.
Assim, há a possibilidade de financiar até 100% do projeto, cujas parcelas podem ser pagas com a economia obtida com a redução na tarifa de energia.
Os custos de instalação estão cada vez mais acessíveis, devido aos progressos tecnológicos nessa área, o que diminuiu bastante o preço para energia solar não apenas para hospitais, mas também para residências, comércio, indústrias, etc.
A maioria dos fabricantes fornece uma garantia de 25 anos, no entanto, as placas solares podem duram bem mais.
Para assegurar uma maior durabilidade, é essencial que o sistema solar fotovoltaico seja composto por equipamentos de alta qualidade e robustos.
Além disso, a empresa responsável pela instalação deve contar com uma equipe treinada e especializada em energia fotovoltaica.
Como já falamos na introdução, a planta da cidade de Goiânia favorece a instalação de placas solares, uma vez que a maioria das construções são horizontais.
Mas mesmo que não sejam, como o projeto é personalizado para atender às necessidades de cada hospital, é um investimento totalmente viável.
Para definir o custo da instalação, a empresa instaladora vai considerar os seguintes critérios:
Portanto, com base nesses fatores é que o técnico responsável será capaz de definir o custo do sistema solar.
No caso específico dos hospitais em Goiânia, o custo com energia elétrica é extremamente elevado, o que impacta significativamente o orçamento e qualquer planejamento financeiro.
Como se trata de um investimento que se paga em médio prazo, com a economia obtida com a energia solar, o sistema pode se pagar em 4, 6 anos.
Lembrando também que vários bancos oferecem linhas de crédito para hospitais que desejam instalar energia solar, com taxas bem atrativas.
Quanto à pergunta se vale a pena investir em energia solar em hospitais em Goiânia, a resposta é óbvia: claro que vale!
Além da redução nas contas de energia (que não são baratas), se trata de uma energia renovável ou limpa, isto é, contribui para reduzir o aquecimento global do planeta, o que fortalece a imagem do hospital!
Simulador de energia solar